domingo, 23 de maio de 2010

Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias perde dirigente histórico

Faleceu na última quarta-feira (19/5), ao 86 anos, Joaquim Boeira de Lemos. Militante desde os anos de 1930, Lemos dedicou sua vida a luta pelos direitos dos trabalhadores. Participou de grandes manifestações e sempre esteve presente nas atividades sindicais.

Márcio Schenatto

Joaquim Boeira de Lemos era militante desde a década de 30

Joaquim Boeira de Lemos, nasceu em 22 de agosto de 1923, no município de Bom Jesus. Chegou em Caxias do Sul na década de 1940, com 18 anos para servir o exército. Trabalhou na Industrial Madereira durante dois anos. Em seguida, entrou na empresa Eberle onde trabalhou por 35 anos, na função de “Lustrador Profissional” - lustrava estojos de madeira para talheres.

Em 1949 entrou para o sindicato, ajudando a construir a primeira sede. Entrou no sindicato como suplente de diretoria em 1955, na gestão de Bruno Segalla. Tinha orgulho de ter ajudado a organizar uma das maiores greves que Caxias já viu, a de 1963. Teve seus direitos sindicais cassados em 1964, junto com os demais integrantes da diretoria. Só conquistou o direito de voltar ao sindicato em 1979.

Trabalhador da Eberle, em 1965 foi denunciado e acusado pelos patrões de ser comunista, fato que resultou na sua prisão. Por cerca de um ano, a polícia do exército ia buscá-lo no trabalho para passar o dia no quartel. Joaquim também presenciou as visitas de Luis Carlos Prestes a Caxias. A primeira lotou a praça Rui Barbosa (hoje praça Dante Alighieri). Já a segunda vinda de Prestes foi conturbada: o encontro aconteceu no Cine Central, e o prédio foi apedrejado pelos padres e pelos alunos das escolas católicas.

Joaquim foi o 1º secretário na gestão de Romeu Pieruccini em 1982. Ficou um tempo afastado da direção e voltou em 1993. Atualmente, era responsável pelo Departamento de Aposentados do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS), função exercida até final do ano 2009, quando afastou-se do sindicato por definitivo, por causa de um câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário