sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DCE da FAPA de cara nova!!


PDF Imprimir E-mail

Três chapas concorreram ao DCE das Faculdades Porto Alegrenses: “Agora só Falta Você”, composta pela UJS, DS e estudantes independentes; “Nossa voz uma só nota” (PSOL) e a chapa 3, “Agora é a nossa vez” (PSTU e anarquistas). Como já faz parte da história do movimento estudantil da FAPA, as eleições foram acirradas. O confronto foi intenso, o que acendeu os sentimentos golpistas de parcela do movimento estudantil que tentaram impugnar a chapa 1 (“Agora Só Falta Você”). “O voto dos estudantes precisa ser respeitado e fizemos tudo o que foi necessário para garantir a legitimidade e inviolabilidade do processo. Isso é prejudicial às entidades do movimento. Por isso, é preciso avançar na consolidação da democracia nos DCEs e DAs”, alertou a vice-RS da UNE, Eriane Pacheco. Os votos foram apurados nesta segunda-feira e confirmaram a vitória da chapa “Agora Só Falta Você”.

Conforme afirma o estudante de História e presidente eleito do DCE da FAPA, João Gabriel do Couto, “a nova gestão do DCE pretende reorganizar o Diretório Central de Estudantes, lutar pelo ProUni na FAPA, cobrar pesquisa e extensão, lutar contra o aumento abusivo de mensalidades. Vamos construir um DCE democrático, um DCE em cada sala de aula para ampliar a participação”. João Gabriel é membro da Direção Municipal da UJS de POA.

Os resultados das eleições foram: Chapa 1 “Agora Só Falta Você” – 286 votos; Chapa 2 “Nossa Voz uma só nota” – 203 votos e Chapa 3 “Agora é a nossa vez” – 147 votos. A FAPA é uma Instituição de seis mil estudantes distribuídos em vários cursos como História, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, entre outros. Ainda é caracterizada por ser uma Faculdade de trabalhadores e tem sua história marcada pela intensa atividade estudantil.

De Porto Alegre,
Mateus Xuxa

Um comentário: