sábado, 28 de novembro de 2009

http://www.vermelho.org.br/rs/noticia.php?id_noticia=120120&id_secao=113


UJS vitoriosa na eleição do DCE UFPel

A chapa 2, "Quem vem com tudo não cansa" venceu a eleição para o DCE da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) ocorrida nos dias 18 e 19 de novembro. A chapa vencedora, integrada pela UJS, JPT e JSB derrotou a atual situação, ligada ao PSol (chapa 1).

Após uma acirrada campanha, marcada por polêmicos debates e uma intensa mobilização da militância de ambos os grupos, a chapa 2 obteve uma incontestável vitória nas urnas, com 1810 votos contra 822 da Chapa 1. Com 91 nomes inscritos e uma lista de mais de 150 apoiadores, a coligação "Quem vem com tudo não cansa", conseguiu abranger os mais diversos cursos e setores da Universidade, um dos fatores decisivos para a vitória.

Destacou-se o papel da UJS que, no processo, priorizou política de articulação de apoios de importantes diretórios acadêmicos, o que se refletiu em votações expressivas, principalmente nos cursos de Enfermagem, Geografia, Economia, Administração e Engenharia Industrial Madeireira.

Entre as principais propostas para a nova gestão do DCE estão a que pretende aproximar a entidade dos estudantes através do projeto DCE itinerante, no qual os coordenadores ouvirão as reivindicações dos alunos em sala de aula, bem como as necessidades pontuais de cada curso e também confeccionando a carteirinha do DCE; e a realização já no início do próximo semestre do Congresso Estudantil dos alunos da UFPel, para juntamente com a comunidade acadêmica tirar as pautas de atuação a serem colocadas em prática durante a gestão e com o intuito de reformular o novo estatuto do DCE, já que o atual encontra-se completamente ultrapassado tendo sido elaborado ainda durante o período em que a ditadura militar oprimia o movimento estudantil no país.

“Para a UJS esta vitória representa uma significativa conquista política, pois coincide com um momento em que o ensino superior no Brasil está em franco processo de expansão e a UFPel está inserida dentro desse contexto, contabilizando atualmente cerca de 12 mil alunos e tendo a abertura de vários novos cursos”, ressalta Marcelo Dutra presidente municipal da União da Juventude Socialista em Pelotas.


Já para a acadêmica de Enfermagem Karen Jeanne Cantarelli, também integrante da UJS e coordenadora geral do DCE/UFPel, “esta vitória representa um tremendo avanço para o movimento estudantil dentro de nossa Universidade, queremos construir a partir de agora um gestão que de fato esteja voltada aos interesses dos estudantes, com pluralidade e representatividade, trazendo para dentro do DCE o debate de idéias que contribuam para solucionar as reais necessidades dos alunos e seus respectivos cursos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário